Falar em cirurgia plástica da face sempre traz para a conversa a ritidoplastia, também conhecida como lifting facial. Esse procedimento é o responsável por corrigir a flacidez do rosto e também do pescoço.
Isso acontece, geralmente, em pessoas mais velhas, pois com o passar dos anos a pele do rosto tende a afinar e, com isso, acaba perdendo a elasticidade e os músculos perdem sua rigidez e tonificação.
Então, com essas consequências, há uma piora com a ação da gravidade e o rosto é puxado para baixo com essa flacidez.
Além do que citamos anteriormente, podem fazer a cirurgia plástica da face aquelas pessoas que apresentarem:
Uma das dúvidas bastante frequentes entre os pacientes que precisam realizar a ritidoplastia é se ela altera a aparência. A resposta é não.
É importante dizer ainda que ao realizar a cirurgia o processo de envelhecimento não será descartado, ele continua a acontecer naturalmente, o que a ritidoplastia faz é reestruturar a face de uma maneira que ela fique mais harmoniosa, renovada e com menos aspectos envelhecidos.
É importante realizar uma consulta com um cirurgião plástico especializado para que ele diga se a ritidoplastia é mesmo a melhor solução. Mas, no entanto, como dissemos no início, as pessoas que têm essa necessidade são as que apresentam sinais mais avançados de envelhecimento e por isso se incomodam com rugas e sulcos e também as pessoas que potencializam esses processos por fumarem, ficarem bastante tempo expostos ao sol, predisposição genética e até mesmo maus hábitos alimentares.
Normalmente a ritidoplastia dura em torno de 3 horas. Já o método utilizado para realizar o procedimento precisa ser definido pelo médico, pois cada caso é um caso. O cirurgião irá analisar a situação do paciente e, no caso da anestesia, pode optar pela local com sedação ou também pela anestesia geral.
A ritidoplastia tradicional consiste em uma incisão que se estende desde a região temporal, passando em torno da orelha e finalizando na parte inferior do couro cabeludo. Mas, como cada caso é específico, o médico pode variar a técnica.
As cicatrizes também preocupam bastante quem vai realizar a ritidoplastia, mas o médico irá explicar tudo sobre isso na consulta, mas podemos adiantar que elas ficam em locais escondidos como o couro cabeludo e os contornos do ouvido.
O cirurgião irá lhe passar tudo sobre os procedimentos a serem adotados após realização da ritidoplastia. No entanto, após a realização a face costuma ficar inchada e é natural sentir alguma dormência no rosto, mas em alguns dias esses sintomas vão desaparecendo.
É importante ressaltar que a pele fica extremamente sensível após o procedimento, por isso os cuidados após a operação devem ser levados à sério algumas das recomendações gerais são: evitar bebidas alcoólicas nos primeiros dias, cigarro e atividades que exijam pegar bastante peso, por exemplo.
O valor a ser gasto na hora de realizar uma ritidoplastia só será confirmado após a realização dos exames e também da primeira avaliação com o cirurgião, pois ele precisa analisar qual o caso do paciente, a necessidade da cirurgia e o que, necessariamente, precisa ser feito. Somente assim o orçamento será realizado.
Se quer saber mais sobre a ritidoplastia, tirar outras dúvidas ou realizar este tipo de procedimento, o ideal é consultar-se com um cirurgião plástico.
Preenchendo o formulário abaixo, você entra em contato com a equipe do Dr. Ricardo Silveira.
Você também pode falar com um médico cirurgião através do botão do WhatsApp ao lado.