Muito se busca pela cirurgia plástica do nariz, a rinoplastia. Com isso, sempre surgem dúvidas sobre este tipo de procedimento e, por isso, neste blogpost vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre a rinoplastia, apresentando quais são seus objetivos, os benefícios e falando também sobre o pós-operatório.
A chamada rinoplastia é a cirurgia que trata da correção do nariz e pode ser realizada tanto para funções estéticas como para funcional. Esse tipo de procedimento tem por objetivo atingir a harmonia facial, pois melhora a aparência e proporção do nariz em relação ao rosto, podendo o médico cirurgião modelar sua forma até atingir o resultado esperado.
A rinoplastia é recomendada em inúmeras situações, como por exemplo, para aquelas pessoas que possuem o nariz muito grande, ou que se têm uma desproporção notável, podemos citar também que a cirurgia é indicada em quem tem a ponta do nariz caída por envelhecimento, osso saliente, asas laterais alargadas ou o nariz mais grosso que o normal. Quem também pode fazer esse tipo de procedimento são pessoas que sofrem de problemas respiratórios.
São vários os benefícios de se fazer uma rinoplastia, mas tudo depende dos objetivos que o paciente quer atingir. Mas, o que pode ser dito sobre os benefícios da cirurgia plástica do nariz é que você começará a notar o ajuste da assimetria nasal, além da melhora na aparência e ter sua autoestima de volta.
Além disso, se você está fazendo o procedimento para corrigir algum problema estrutural, os benefícios para a sua saúde serão ainda maiores.
Todos os cuidados necessários deverão ser tomados após a realização da rinoplastia e tudo será perfeitamente orientado pelo seu médico, tanto durante a avaliação e a consulta, quanto na hora de receber alta.
O curativo desta cirurgia é feito com um plástico especial, enrijecido e isso mantém todas as estruturas nasais no lugar. O médico irá dizer quando exatamente esse curativo deverá ser retirado.
Nos primeiros dias é normal sentir a respiração com dificuldade e também é bastante comum surgir alguns hematomas, devido aos inchaços, mas os mesmos devem sumir em algumas semanas.
É importante enfatizar que cada caso é um caso específico e, por isso, cada paciente irá reagir de uma maneira, por isso existe o acompanhamento médico. No entanto, a recuperação inicial exige que o paciente fique em casa, mas a volta ao trabalho, por exemplo, pode ocorrer após uma semana.
Normalmente, o resultado começa a aparecer após um mês, período até que o inchaço começa a desaparecer. No entanto, o resultado completo vai ser notável após alguns meses da cirurgia. Seu médico irá lhe explicar todo o processo de recuperação e o tempo para o nariz estar com os resultados eficazes.
O valor deste tipo de procedimento vai variar de acordo com o seu caso. O médico irá analisar quais são suas possibilidades, a real necessidade de fazer a cirurgia e, consequentemente, após a avaliação, conseguirá mensurar quanto você irá gastar para fazer uma rinoplastia.
Antes de tomar a decisão de realizar a cirurgia para correção do nariz é fundamental que você tenha realizado os exames prévios que o cirurgião irá pedir. Alguns procedimentos, a depender do seu caso, serão passados pelo médico para serem adotados antes da cirurgia e também é preciso saber que este procedimento é contraindicado para pessoas com doenças em estado agudo e que fazem o uso de medicamentos coagulantes, além de mulheres que estão em fase de amamentação.
A rinoplastia pode ser feita por pacientes que já possuem mais de 15 anos, pois é esta a fase em que o desenvolvimento facial já está mais maduro. No entanto, sempre é importante ressaltar que a consulta com o médico será completamente esclarecedora.
Se quer saber mais sobre a rinoplastia, tirar outras dúvidas ou realizar este tipo de procedimento, o ideal é consultar-se com um cirurgião plástico.
Preenchendo o formulário abaixo, você entra em contato com a equipe do Dr. Ricardo Silveira.
Você também pode falar com um médico cirurgião através do botão do WhatsApp ao lado.