Fica difícil encontrar alguém que não deseja beneficiar a pele, remover células mortas e reestruturar a epiderme, não é mesmo? Por isso, preparamos este artigo para você saber sobre quem pode fazer peeling.
Esse tratamento é responsável pela remoção da camada superficial da pele e provoca uma descamação para que um novo tecido se forme. Para a realização são utilizados produtos químicos e são válidos tanto na aplicação e forma física quanto por meio de laser.
O peeling também é indicado para remover melasmas, manchas na pele, cicatrizes e também ajuda na melhoria da flacidez. No entanto, assim como qualquer outro procedimento, quem poderá responder a pergunta sobre quem pode fazer peeling, é um médico especialista, que irá avaliar a necessidade de cada paciente.
A avaliação precisa ser feita por um especialista, mas geralmente, a indicação acontece em pessoas de 20 a 30 anos. O peeling químico ou mecânico pode ser a principal indicação, mas se o seu caso for mais profundo, a aplicação a laser pode ser necessária.
Se você quer saber quem pode fazer peeling é importante anotar algumas orientações, por exemplo: quem possui doenças de pele ou infecção ativa não devem realizar este tipo de procedimento. As pessoas que possuem herpes inativa precisam passar por um tratamento antiviral antes de realizarem o peeling. O acompanhamento com um médico deve ser feito em todos os casos, o mesmo acontece para mulheres que estão grávidas.
É importante saber que os cuidados com a pele devem começar antes mesmo da realização do procedimento estético. O especialista irá indicar o que cada paciente deverá fazer antes do peeling, como por exemplo, deixar a pele limpa, tonificada e passar filtro solar diariamente e, claro, esses cuidados deverão ser intensificados após a realização.
Após o peeling, o cirurgião poderá recomendar o uso de chapéu ou viseiras para impedir a exposição à luz solar no rosto. Se o procedimento for realizado em outras partes, como a mão, o uso de luvas poderá ser recomendado.
É indicado ainda que a pele não deve ser puxada quando entrar no processo de descamar, a recomendação é que a pele seja hidratada com cremes específicos e também se hidratar com bastante água, o que irá favorecer a formação do colágeno.
Este tipo de procedimento pode ser realizado em qualquer pessoa com qualquer tonalidade de pele, até mesmo em pacientes que passaram por bronzeamentos. Nestes casos especificamente, o bronze irá sair junto com a pele superficial.
Desde que você consulte um médico especializado, sim. Como já dissemos acima, o peeling é um procedimento recomendado para quem deseja remover manchas, clarear cicatrizes de acne e até mesmo pode controlar a oleosidade. No caso de um peeling superficial, será atingida apenas a epiderme e, nestes casos, podem ser indicados para prevenção de cravos e espinhas.
O médico irá recomendar todos os cuidados que você deve tomar após o procedimento. No entanto, é interessante evitar o uso de produtos que contém ácidos, pois a pele estará mais sensível e os produtos depositados nela terão maior absorção. Com os esfoliantes é a mesma coisa, a ideia é que só volte a usá-los alguns dias depois do peeling.
É importante ainda evitar banhos muito quentes ou ter contato com vapor na hora de cozinhar e até mesmo na sauna para que a pele não corra o risco de ficar ressecada.
Se quer saber mais sobre quem pode fazer peeling e tirar outras dúvidas ou para realizar este tipo de procedimento, o ideal é consultar-se com um cirurgião plástico.
Preenchendo o formulário abaixo, você entra em contato com a equipe do Dr. Ricardo Silveira.
Você também pode falar com um médico cirurgião através do botão do WhatsApp ao lado.