Quer saber de uma vez por todas qual a diferença entre mamoplastia e mastopexia? Neste conteúdo, vamos te explicar todos os detalhes sobre estes tipos de procedimentos estéticos que, apesar de serem realizados nas mamas, possuem suas diferenças e particularidades.
Para entender qual a diferença entre mamoplastia e mastopexia, é preciso saber que a mamoplastia pode se enquadrar em dois tipos completamente diferentes de cirurgia plástica. A mamoplastia redutora e a mamoplastia de aumento.
A mamoplastia, ainda, é um procedimento realizado para alterar o tamanho e a forma das mamas, comumente realizado para levantar os seios caídos ou corrigir desproporções nas mamas. É uma cirurgia que pode ser realizada tanto em mulheres quanto em homens.
Abaixo, explicamos quais as principais diferenças entre estes os dois tipos
A mamoplastia de aumento é um procedimento cirúrgico que é realizado para aumentar o tamanho das mamas. Durante a cirurgia, o cirurgião vai inserir próteses de silicone nas mamas que passará a ter aspecto mais volumoso e elevado.
Trata-se de uma cirurgia realizada com anestesia geral e pode levar de uma a duas horas, a depender do tamanho das próteses e da complexidade do procedimento. Todos estes detalhes serão conversados com a paciente antes da realização do procedimento e é importante lembrar que a mamoplastia de aumento é uma intervenção cirúrgica que deve ser realizada por um profissional experiente e em ambiente cirúrgico adequado.
Seguindo na explicação sobre qual a diferença entre mamoplastia e mastopexia, vamos falar agora sobre o outro tipo de mamoplastia, a redutora, procedimento cirúrgico realizado para diminuir o tamanho das mamas.
Durante a cirurgia, o excesso de tecido mamário é removido, proporcionando tamanho proporcional ao corpo. Este tipo de procedimento também pode ser realizado para levantar os seios caídos, melhorando o formato dos seios.
Sobre o tipo de anestesia para este tipo de cirurgia, geralmente se utiliza a geral, podendo levar de três a quatro horas, dependendo do tamanho das mamas e da complexidade do procedimento.
Agora, vamos explicar sobre a mastopexia, procedimento cirúrgico realizado com objetivo de levantar os seios caídos.
Durante a cirurgia, o cirurgião vai remover o tecido mamário e a pele é apertada para levantar os seios, proporcionando a eles um aspecto mais firme e elevado.
É importante considerar para quem busca saber qual a diferença entre mamoplastia e mastopexia, que a mastopexia pode ser realizada em conjunto com a mamoplastia de aumento ou de redução, dependendo do caso de cada paciente a ser avaliado pelo cirurgião.
Para este tipo de procedimento, geralmente, usa-se a anestesia geral e pode levar de uma a duas horas, dependendo da complexidade do procedimento.
Quem busca entender qual a diferença entre mamoplastia e mastopexia precisa saber quando cada um destes procedimentos estéticos é indicado e, além disso, saber que nem sempre essas cirurgias são recomendadas com fins estéticos.
A mamoplastia redutora, por exemplo, pode ser realizada quando o peso das mamas causa desconforto à mulher, como dores nas costas e pescoço, podendo até causar problemas na coluna.
Assim, para a realização da cirurgia o ideal é que a mama já esteja completamente desenvolvida, o que acontece por volta dos 17 ou 18 anos. Portanto, antes disso, a consulta e avaliação de um cirurgião especializado é extremamente necessária e mesmo em casos onde as mamas já estão formadas, a conversa com o profissional é necessária.
Já a mastopexia tem relação com as alterações sofridas pela mama ao longo da vida. Seja pelo efeito dos hormônios, puberdade, gestação, amamentação e menopausa, além de também poder estar relacionada com oscilações de peso, fatores hereditários e até mesmo, o envelhecimento, pois os seios mudam com o tempo e perdem a sua forma e firmeza.
Se você ainda tem dúvidas para saber , entre em contato com a equipe do Dr. Ricardo Silveira, através do preenchimento do formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp ao lado.