Prótese de Mama: Incisões e Cicatrizes, tudo o que você precisa saber

Prótese de Mama: Incisões e Cicatrizes, tudo o que você precisa saber

Realizar a cirurgia de colocação de prótese mamária é o sonho de muitas mulheres. São vários os objetivos, além do da beleza. Mas o procedimento ainda está envolvido por muitas dúvidas, principalmente aquelas relacionadas à incisão e às cicatrizes que podem ser deixadas no corpo. 

São várias as questões: como é a colocação da prótese? Como ficarão as cicatrizes? E o processo de recuperação? Todas elas são comuns, afinal, ter um pós-operatório tranquilo, sem dores e bem rápido é uma vontade de muitas mulheres.

Para isso, resolvemos dividir este conteúdo em algumas partes, pois assim conseguiremos explicar todos os detalhes sobre a prótese de mama. Neste texto, vamos falar sobre incisões e cicatrizes da prótese de mama e detalhar tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Vamos lá?

Quais os tipos de incisões cicatrizes, quando se coloca Prótese de Mama?

Uma das maiores preocupações das mulheres que decidem colocar silicone é em relação à cicatriz. Afinal, como ficam estas marcas, após a cirurgia?

São três os tipos de cortes ou incisões possíveis em uma cirurgia para a colocação da prótese de mama: axilar, periareolar e inframamária.

A seguir, vamos conhecer os detalhes de cada uma delas e esclarecer de vez todas as suas dúvidas sobre incisões e cicatrizes da prótese de mama.

Axilar

Esta incisão é realizada na região mais profunda da axila. É indicada para pacientes com grandes riscos de desenvolver quelóides. 

Importante dizer que, neste caso, a paciente não fica com cicatrizes nas mamas, porém, a cirurgia se torna um pouco mais longa e seu pós-operatório é mais dolorido. Optar por este tipo de incisão impossibilita, também, a correção de qualquer assimetria das aréolas.

Periareolar

Neste outro tipo de incisão, o corte para inserir a prótese de mama é feito no contorno da aréola e permite simetrização, caso as mamas sejam diferentes. 

A cicatriz fica bem escondida na transição entre a aréola e a pele, quase que imperceptível. Mas, atenção para um detalhe: esta incisão só pode ser realizada em mulheres que tenham um diâmetro areolar mínimo de quatro centímetros.
Em alguns casos raros, pode gerar alterações de sensibilidade no bico do seio, mas questões como esta, por exemplo, serão esclarecidas em consultório, durante a avaliação e conversa com o médico.

Inframamária

Falamos agora de uma das opções mais rápidas e que permite a colocação de próteses maiores, o que normalmente é o desejo da mulher, quando opta por colocar silicone. 

A incisão Inframamária é feita no sulco da mama, com aproximadamente quatro centímetros. A cicatriz se torna quase inaparente, após alguns meses e geralmente não é visualizada pela paciente por se esconder abaixo da mama.
Mas é preciso ter os devidos cuidados, durante o pós-operatório e no período de cicatrização. Fique tranquila, pois tudo será devidamente avaliado e orientado pelo cirurgião. 

Independente de qual opção de incisão for definida, tudo será devidamente conversado com a paciente, ainda na consulta, com a retirada de todas as dúvidas antes da realização do procedimento.

Como é a cirurgia?

Procurar saber tudo a respeito de incisões e cicatrizes da prótese de mama é importante, mas outro detalhe que também gera dúvida é sobre como o procedimento é feito e qual a sua duração. 

Bom, o tempo para colocar a prótese de mama é de aproximadamente uma hora. Mas, sempre é importante dizer que o tempo do procedimento varia de acordo com cada caso e pode variar, dependendo do tipo da incisão a ser feita na paciente. 

Em relação a anestesia, outro fator que também preocupa as pacientes, ela pode ser local com sedação, peridural ou geral, tudo a depender de cada caso. Todas as suas dúvidas serão sanadas pelo profissional. 

O tamanho da prótese de mama é o mais importante?

Se preocupar com as incisões e cicatrizes da prótese de mama é comum, afinal, as mulheres buscam esta alternativa para se sentirem mais atraentes e estarem bem consigo mesmas, mas é de extrema importância entender que o tamanho da prótese a ser colocada não é o quesito mais importante. 

Por isso, este tópico será abordado em todos os textos sobre a colocação de prótese de mama, pois é imprescindível que toda paciente entenda que cada seio merece um tipo diferente de prótese, respeitando as características de cada mulher.

Para que você saiba exatamente qual o tamanho indicado para o seu caso, o médico irá analisar:

  • o tipo do seu corpo;
  • se você possui pouco seio e se ele já tem um tamanho adequado;
  • se há flacidez na pele;
  • como está o corpo em relação a gordura, se está num nível alto, médio ou baixo.

 

Todos estes quesitos precisam ser avaliados com cautela para definir qual o tamanho da prótese a ser implantada, mas claro que o cirurgião também levará em consideração o seu desejo, além de mostrar exemplos e tudo será conversado antes do ato cirúrgico para que a satisfação seja completa. 

Quer saber mais sobre incisões e cicatrizes da prótese de mama?

Ainda tem dúvida sobre incisões e cicatrizes da prótese de mama? O seu desejo é colocar silicone e ainda não procurou um especialista? Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e entre em contato com a equipe do Dr. Ricardo Silveira. 

Tire outras dúvidas e saiba como realizar este tipo de procedimento. Agende sua consulta com um cirurgião plástico.