Dr Ricardo Silveira, cirurgião plástico em Ribeirão Preto (SP), realiza a colocação de prótese de silicone nas mamas. Essa cirurgia plástica estética se encontra entre as mais procuradas dentro de seu consultório, localizado na Rua João Penteado 326, em frente ao Hospital da Plástica de Ribeirão Preto.
As próteses de silicone se apresentam com de forma redonda, cônica e natural (anatômica). Quanto ao revestimento, podem ser lisas, nanotexturizadas, microtexturizadas, texturizadas, macrotexturizadas ou revestidas de espuma de poliuretano. No perfil, são fabricadas com perfil baixo, médio, alto ou super alto (extra).
Existem várias maneiras de se colocar uma prótese de mama na paciente. As mais comuns são areolar (pela aréola), axilar, inframamária (pelo sulco embaixo da mama). Outro ponto que deve ser salientado é a posição das próteses. Podem ser colocadas embaixo ao músculo peitoral (submuscular), embaixo da fáscia muscular (subfascial), uma parte embaixo do muculo (dual plane) ou totalmente atrás da glândula mamária (subglandular). Todas essas maneiras existem vantagens e desvantagens de acordo com o corpo de cada paciente.
A cirurgia é realizada dentro do hospital, com duração de aproximadamente uma hora. A anestesia realizada é a anestesia local, semelhante ao de um dentista, juntamente a um sedativo leve, aplicado pelo anestesista. A paciente tem uma internação de aproximadamente quatro horas, podendo realizar poucos movimentos com os braços. São prescritos analgésicos e antibióticos. Utiliza-se o sutiã cirúrgico, mais reforçado, durante dois meses, com um curativo que será acompanhado durante os retornos no consultório. O resultado final é visto após seis meses.
A paciente tem uma pequena probabilidade de perder a sensibilidade em algumas partes da mama, principalmente na aréola. Consegue amamentar normalmente na grande maioria dos casos. Sua cicatriz normalmente é fina e quase imperceptível. O acompanhamento é semanal até que a paciente esteja com sua mama completamente cicatrizada.