Com o passar do tempo, nosso corpo diminui a produção de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade da pele. A procura por tratamentos não cirúrgicos, que diminuem e previnem o envelhecimento da pele e as temíveis rugas é muito frequente. Entre os procedimentos mais procurados, estão a toxina botulínica e o preenchimento facial, que veremos a seguir.
Preenchimento facial é um tratamento no qual se injeta uma substância sob a pele com o objetivo de recuperar o volume facial perdido por causa do envelhecimento. O procedimento preenche sulcos e rugas estáticas (aquelas que podemos ver mesmo com o rosto relaxado), aumenta os lábios e melhora o contorno facial.
O preenchimento não é um tratamento preventivo, sendo indicado para pacientes que já apresentem um quadro de envelhecimento facial visível.
Para melhores resultados, o preenchimento facial pode ser associado a outros procedimentos, como as aplicações de toxina botulínica ou as cirurgias de rejuvenescimento facial.
O procedimento pode ser feito no consultório e, em geral, usamos apenas um anestésico tópico. No entanto, alguns casos podem precisar de anestesia local. A sensibilidade à dor varia de pessoa para pessoa, mas os pacientes costumam dizer que ela é totalmente suportável.
Normalmente uma aplicação é suficiente, mas, se for necessário, é possível fazer retoques. Existem diversas formas de aplicação, que podem ser mais superficiais ou profundas, dependendo de cada caso e dos locais que serão preenchidos.
Existem várias substâncias preenchedoras, mas, sem dúvida, o ácido hialurônico é a mais conhecida e utilizada. Ele é um composto natural do nosso corpo e, com o passar dos anos, sua produção diminui. O produto que utilizamos para o preenchimento facial é sintetizado em laboratório e praticamente igual àquele produzido pelo nosso corpo, por isso, raramente causa irritação ou rejeição.
Uma vez aplicado sob a pele, ele preenche o espaço entre as células e, por sua capacidade de atrair água, devolve volume e hidratação. O ácido hialurônico faz parte de um grupo de substâncias de preenchimento não definitivas, ou seja, com o tempo, o corpo reabsorve o produto.
A vantagem desse tipo de composto é que ele acompanha as mudanças faciais do paciente, garantindo um resultado natural. Além disso, o procedimento pode ser realizado novamente, sempre que for necessário.
Podemos ver o resultado do procedimento imediatamente, mesmo com algum inchaço. Eventualmente, podem aparecer alguns hematomas, que somem dentro de alguns dias.
Nas primeiras horas, após a aplicação, o paciente deve evitar tocar no rosto.
Evitar atividades físicas intensas por um dia.
Usar filtro solar e não se expor demais ao sol nos primeiros dias.