Muitas pessoas que buscam por abdominoplastia têm dúvidas sobre a realização deste tipo de cirurgia plástica e uma delas é justamente o que impede de fazer abdominoplastia.
Neste conteúdo, vamos te explicar tudo sobre este tipo de procedimento, o que pode impedir uma pessoa de realizá-lo, quais os benefícios e quando é a hora de optar por este tipo de cirurgia.
Antes de descobrir o que impede de fazer abdominoplastia, é importante entender de uma vez por todas para que serve este tipo de procedimento, que tem como finalidade remodelar a área abdominal, oferecendo ao paciente uma silhueta proporcional e harmônica. Isso se dá através da remoção de excessos de gordura e pele e do reforço dos músculos abdominais, garantindo uma aparência lisa e firme.
Para realizar esta cirurgia, o tempo médio é de duas a quatro horas e, de acordo com cada situação, o cirurgião faz a opção entre anestesia peridural com sedação ou geral.
Quem busca saber o que impede de fazer abdominoplastia, também quer ficar por dentro sobre como ela é feita. A abdominoplastia tem uma incisão horizontal acompanhando a forma do biquini e sua extensão varia de acordo com a quantidade de tecido a ser retirada.
Existem dois tipos de plástica de abdome, a mini abdominoplastia, que utiliza uma incisão menor, e a abdominoplastia clássica, na qual a incisão tem uma extensão maior e a pele é retirada até a altura do umbigo. Neste caso, é feita uma segunda incisão ao redor do umbigo.
Em algumas situações, o médico irá explicar que é necessário associar uma lipoaspiração ou lipoescultura à abdominoplastia, pois assim conseguirá melhorar o contorno da cintura e das pernas.
Chegamos ao tópico foco deste conteúdo. Afinal, o que impede de fazer abdominoplastia? São vários os fatores que podem impedir uma pessoa de realizar este tipo de cirurgia plástica, como por exemplo àquelas mulheres que têm pretensão de engravidar ou ainda aquelas pessoas em que é previsto um grande ganho de peso após a cirurgia, porque essas condições dependem de uma grande distensão do abdômen.
O médico também irá analisar se a paciente já possui outras cirurgias, pois isto também pode reduzir a eficácia da abdominoplastia.
Ainda sobre o que impede de fazer abdominoplastia, pessoas com doenças do colágeno, as que têm cicatrizes na região abdominal e alguns fumantes precisam ser avaliados individualmente, pois cada caso é um caso e o cirurgião plástico precisa analisar com cautela. Em pessoas magras, com gorduras localizadas, a abdominoplastia pode ser substituída por um procedimento mais simples, como a lipoaspiração, por exemplo, que realiza o serviço de retirar as gorduras excedentes.
É sempre importante dizer que a abdominoplastia não deve ser realizada se o único objetivo da pessoa é o emagrecimento.
Agora você já sabe o que impede de fazer abdominoplastia, mas afinal, quem pode fazer? Para quem este tipo de cirurgia é indicada?
A abdominoplastia pode ser feita apenas por motivos estéticos ou ser terapêutica. Em primeiro lugar, as pessoas que querem realizar esta operação devem estar saudáveis e em boa forma, porque em pacientes cuja musculatura abdominal seja muito fraca, a sutura muscular realizada durante a cirurgia pode ficar comprometida. Em geral, a abdominoplastia é requisitada principalmente por mulheres que tiveram múltiplas gestações, por pessoas que experimentaram um processo de grande emagrecimento e pessoas que geneticamente possuem acúmulo de gordura na região da barriga.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que impede de fazer abdominoplastia, entre em contato com seu médico de confiança. Entenda melhor sobre o tipo de procedimento que você quer realizar, faça uma avaliação, entenda seu caso específico antes de tomar qualquer decisão.
Preenchendo o formulário abaixo, você tem acesso à equipe do Dr. Ricardo Silveira, cirurgião plástico. Você também pode falar com a equipe pelo botão do WhatsApp ao lado.