Mastopexia em L: o que é, como é realizada e pós-operatório

Quer descobrir, de uma vez por todas, o que é a mastopexia em L? Neste conteúdo iremos te explicar todos os detalhes sobre este tipo de cirurgia plástica, como ela é realizada e como deve ser recomendado o pós-operatório. 

Fique com a gente até o final deste conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é mastopexia em L. 

Você vai ver neste texto:

Afinal, o que é mastopexia em L? Mastopexia em L

Afinal, o que é mastopexia em L?

Este tipo de procedimento nada mais é do que uma técnica que permite menores cicatrizes em pacientes que vão fazer a mamoplastia redutora, para reduzir o tamanho das mamas ou a cirurgia de mamoplastia de aumento, para aumentar o volume. 

Com isto, a cicatriz em T, tão tradicional neste tipo de procedimento é substituída pela cicatriz em L. 

Com isto, a paciente que optar pela mastopexia em L tem a possibilidade de usar roupas com decote maior caso seja de sua vontade sem que a cicatriz apareça, além de biquinis mais cavados também, além do fato de diminuir as chances de quelóides, eliminando a chance de ter cicatriz que venha a desagradar a paciente na região das mamas.

Como é realizada a mastopexia em L?

Nesta cirurgia plástica, o cirurgião vai retirar o excesso de pele e musculatura que estão caídos, por meio de uma incisão. Neste ato cirúrgico, a aréola também será reposicionada, fazendo com que a mama seja elevada para a posição original, ficando, portanto, mais firme. 

Todas as dúvidas que a paciente tiver sobre a cirurgia de mastopexia em L serão esclarecidas pelo cirurgião antes do dia agendado para a realização do procedimento estético. Por isso, a conversa com o cirurgião é de extrema importância. 

 

Leia mais: Saiba tudo sobre tipos e formatos de prótese de mamas

Como é feito o corte da mastopexia?

Muitas pacientes, além de estarem em busca de entender o que é mastopexia em L, também querem saber como é feito o corte para este tipo de cirurgia. O especialista também irá explicar o método a ser utilizado durante a consulta, mas, normalmente, a incisão é feita em torno da aréola, descendo verticalmente até o sulco mamária. O corte para realizar a mastopexia em L é feito seguindo a dobra desta região.

O objetivo sempre é fazer o corte de maneira que durante o processo de cicatrização não haja intercorrências e que a cicatriz possa ficar discreta, afinal, este é o conceito da mastopexia em L. Para que tudo saia conforme o planejado, também, é importante seguir todas as recomendações do médico em relação ao pós-operatório.

Quanto tempo leva para cicatrizar a mastopexia em L?

Durante as primeiras consultas, independente se a cirurgia for para aumentar ou reduzir as mamas, o cirurgião irá explicar todos os detalhes e as etapas que a paciente irá passar até fazer a mastopexia em L.

No entanto, geralmente, o médico especialista irá indicar um período de repouso e, após esta etapa, a paciente poderá voltar à rotina normal de trabalho, ainda com alguns cuidados em relação a pegar peso e levantar os braços com muita rapidez. Em alguns casos como academia, o período de afastamento pode ser maior, chegando a 20 dias, a depender de cada caso, tudo para não prejudicar o processo de cicatrização da mastopexia em L

O que usar para cicatrização de mastopexia?

Mais uma vez, reforça-se a importância de conversar com o cirurgião e seguir, à risca, todas as recomendações que forem passadas. 

Somente assim o processo de cicatrização será 100% efetivo e a mastopexia em L sairá do jeito correto. No entanto, para ajudar neste processo de recuperação, o cirurgião pode recomendar géis e pomadas tópicas, fitas ou placas de silicone, todos os produtos com objetivo de evitar a formação de cicatrizes hipertróficas e quelóides, mantendo a pele sempre hidratada e fazendo compressão sobre a cicatriz, impedindo seu crescimento.

 

Veja mais: Tudo o que você precisa saber sobre incisões e cicatrizes na prótese de mama

Quando a mastopexia é indicada?

Muito se falou neste conteúdo sobre a mastopexia em L, como é feita, como funciona o processo de cicatrização. Mas, afinal, quando este tipo de procedimento é indicado? 

Os médicos dizem que a mastopexia é indicada para mulheres com ptose provocada por envelhecimento, flutuações de peso, gravidez, amamentação ou até mesmo por fatores genéticos que tenham proporcionado maior flacidez da pele.

Em outras questões, este método cirúrgico também pode ser recomendado em casos da mulher ter passado por alterações hormonais que ocasionaram a flacidez da pele.

Ainda tem dúvidas sobre a mastopexia em L?

Tem mais dúvidas relacionadas a cirurgia de mastopexia em L? Converse com seu cirurgião plástico e esclareça todas elas antes de tomar alguma decisão. 

Preenchendo o formulário abaixo, você vai entrar em contato com a equipe do Dr. Ricardo Silveira, cirurgião plástico em Ribeirão Preto. O contato também pode ser feito através do botão do WhatsApp ao lado.