Cada vez mais os pacientes chegam nos consultórios estéticos com dúvidas sobre qual fazer, principalmente quando está relacionado com a barriga. Afinal, lipoaspiração ou abdominoplastia, qual fazer?
É de extrema importância entender as diferenças entre esses dois procedimentos, pois ambos são eficientes, mas possuem objetivos distintos e isso precisa ficar bem claro. É por esse motivo que a conversa com o cirurgião é extremamente importante para esclarecer todas as dúvidas antes de tomar a decisão.
Este procedimento consiste em aspirar a gordura que está localizada em alguma parte do corpo e pode ser classificada em pequena, média ou grande dependendo da quantidade de gordura que vai ser retirada e também de qual parte do corpo ela está localizada.
Este tipo de cirurgia pode ser realizada com anestesia geral, peridural ou local, tudo variando de acordo com a quantidade de regiões que forem abordadas.
Quer entender mais sobre a lipoaspiração e tudo relacionado a este tipo de procedimento estético? Clique aqui e confira um conteúdo exclusivo sobre este assunto.
Essa cirurgia pode ser feita em homens e mulheres saudáveis e em forma, com excessos de pele, marcas de distensão muscular, depósitos de gordura e flacidez abdominal que não respondem à dieta e exercícios.
Após a gravidez, por exemplo, ou em casos de emagrecimento excessivo (pós-bariátrica), as pessoas apresentam flacidez de pele, estrias na região abaixo do umbigo e também flacidez dos músculos (a chamada diástase abdominal). Durante a cirurgia, é retirado o excesso de pele, deixando sua cicatriz escondida na linha do biquíni. Faz-se, então, a amarração dos músculos reto abdominais (plicatura). A cicatriz do umbigo também fica muito discreta, quase imperceptível. A decisão de usar dreno ou não depende do biotipo de cada paciente.
É normal que haja confusão entre um procedimento e outro. Por isso a necessidade de entender tudo antes de resolver sobre lipoaspiração ou abdominoplastia.
Como dito anteriormente, tanto uma cirurgia, quanto a outra são eficazes, desde que aplicadas no momento e com o objetivo certo.
A lipoaspiração, por exemplo, é indicada quando o paciente está na sua forma física ideal, mas concentra gordura localizada em diferentes locais, como culotes, coxas, glúteos, braços ou abdômen. O tratamento não surte efeito contra a flacidez e é importante deixar isso bem claro.
Já quando se fala em abdominoplastia, a indicação vem, por exemplo, após múltiplas gestações ou perda de peso para eliminar o excesso de pele e flacidez presentes apenas na barriga. O tratamento não é eficaz para a retirada de gordura, isso é função da lipo, como falamos acima.
Agora você já entende melhor e sabe como optar: lipoaspiração ou abdominoplastia?
Se caso ainda tiver dúvidas, esclareça-as com o cirurgião que entende do assunto. Tome sua decisão com todas as dúvidas bem alinhadas e com sabedoria.
Quer saber mais? Preencha o formulário abaixo ou clique no botão do WhatsApp ao lado e entre em contato com a equipe do Dr. Ricardo Silveira.