Neste conteúdo vamos explicar mais sobre a lipoaspiração no abdome e quais os cuidados que devem ser tomados antes e depois desta cirurgia plástica, pelos pacientes que vão ser submetidos a este procedimento.
Antes de mais nada, é importante esclarecer rapidamente sobre o que é a lipoaspiração no abdome, um procedimento cirúrgico que remove excesso de gordura da área abdominal através de uma pequena incisão na pele.
A lipoaspiração no abdome é uma opção bastante procurada por pessoas que desejam remover a gordura localizada nesta região do corpo, visando melhorar o contorno corporal, mas que não conseguem atingir esses resultados apenas com dieta e exercícios.
Antes de realizar a lipoaspiração no abdome, é importante que o/a paciente tenha uma avaliação médica para determinar se este procedimento realmente é indicado. Por conta disso, a conversa com o cirurgião é de extrema importância.
Na hora da consulta e através dos exames e avaliações pedidas pelo cirurgião plástico, alguns fatores a serem considerados são: o estado geral de saúde, o tamanho e a localização da gordura a ser removida e se o/a paciente tem algum tipo de condição de saúde preexistente que possa afetar a cirurgia.
Para além destas avaliações, a pessoa que deseja realizar a lipoaspiração no abdome precisa seguir, à risca, todas as instruções dadas pelo profissional para se preparar para a cirurgia. Algumas destas indicações que envolvem os cuidados antes da lipoaspiração no abdome podem ser:
Vale sempre lembrar que o médico especializado poderá fazer alertas diferentes para cada paciente, afinal, cada caso é um caso e tudo será tratado de acordo com as avaliações realizadas em cada um.
Depois de realizar a lipoaspiração no abdome, é importante seguir as instruções do médico, literalmente como ele receitar, tudo isso é recomendado para que haja uma recuperação rápida e segura, sem complicações.
Dentre as orientações do cirurgião, podem incluir o uso de cinta compressiva por período específico de tempo com a finalidade de minimizar a inchação e manter a pele firme. O médico também pode recomendar que o paciente evite exercícios vigorosos por um tempo e também irá receitar medicamentos para controlar a dor e prevenir infecções. Mas, lembre-se, somente o médico poderá receitar os medicamentos.
O/a paciente também será informado sobre a exposição ao sol que deverá ser evitada por algum tempo após a realização da lipoaspiração no abdome.
Para quem busca saber sobre os cuidados antes e depois da lipoaspiração no abdome, também é importante entender sobre como este tipo de procedimento estético é realizado.
Trata-se de uma cirurgia que remove o excesso de gordura da área abdominal através de uma pequena incisão na pele, este procedimento é realizado com anestesia geral ou local, dependendo da preferência do paciente e do médico, mas tudo será conversado antes e decidido em conjunto, com base no que o médico identificar do caso de cada paciente.
Para fazer o procedimento, o médico fará uma ou mais incisões na área abdominal e inserirá um tubo fino, chamado de cânula que será conectada a um aparelho de sucção, responsável por remover a gordura da área.
Após a remoção da gordura, o cirurgião pode costurar as incisões e aplicar um curativo sobre elas. A lipoaspiração no abdome é, geralmente, um procedimento ambulatorial, permitindo que o paciente tenha alta no mesmo dia.
A recuperação pode levar de alguns dias a uma semana, dependendo da quantidade de gordura removida e da condição geral de cada paciente. É importante seguir as instruções recomendadas, com bastante cuidado para evitar complicações.
Se você está buscando mais detalhes sobre os cuidados a serem tomados antes e depois da realização da lipoaspiração no abdome, preencha o formulário abaixo e fale com a equipe do Dr. Ricardo Silveira, cirurgião plástico que trabalha com este tipo de procedimento estético. Você também entra em contato com a equipe clicando no botão do WhatsApp ao lado.