Quer saber de uma vez por todas quais as indicações para a lipoaspiração facial? Neste conteúdo, vamos te explicar tudo sobre este tipo de procedimento, a fim de esclarecer todas as dúvidas possíveis sobre o assunto.
Neste conteúdo você vai ver:
Muitos pacientes buscam entender melhor o que é uma lipoaspiração facial, justamente para ter todas as informações sobre o procedimento antes de optar por ele.
Este tipo de cirurgia plástica é um processo utilizado para obter um rosto mais estilizado. O foco da lipoaspiração facial é, principalmente, remover a gordura das bochechas, queixo e pescoço.
Existem pessoas que têm um grau moderado de obesidade e isso, por várias razões, manifesta-se acentuadamente no rosto e no pescoço.
Outro motivo que pode levar uma pessoa a procurar por lipoaspiração facial é a idade, também fator bastante influente. Nestes casos, a pele se dobra e condiciona a aparência do rosto a ser marcado por flacidez.
Sobre como é feita a lipoaspiração facial, muitas pessoas têm dúvidas e até questionam se é do mesmo jeito de uma lipo comum.
Sim, este tipo de procedimento é feito a partir de técnica bem semelhante à lipo abdominal, ou seja, também é realizada por meio da sucção ativa da gordura local.
A lipoaspiração facial por meio de pequenas incisões em locais estratégicos da região do rosto e do pescoço e, por meio desses cortes, são introduzidas cânulas especiais, conectadas a um aspirador ou a uma seringa.
O processo de retirada da gordura se dá por meio de movimentos que acontecem numa forma de vai e vem, em que o especialista utiliza este aspirador, visto que ele cria um vácuo no local e, assim, consegue aspirar a gordura local.
O principal local que, normalmente, é tratado na lipoaspiração facial é a região da papada, causas de muitas queixas de pacientes, ficando no pescoço, mas também podem ser realizadas intervenções deste tipo nas áreas ao redor do queixo e nas bochechas.
Muitas pessoas que buscam informações sobre lipoaspiração facial também querem saber quem pode fazer este tipo de procedimento.
Os principais indicados para esse tipo de cirurgia são os indivíduos que possuem excesso de gordura na face, seja nas bochechas, na papada ou no queixo duplo. No entanto, é preciso que a pessoa procure um especialista neste tipo de procedimento, faça as avaliações necessárias para entender se realmente é possível e recomendável para cada caso realizar a lipoaspiração facial.
Essa conversa com o cirurgião torna-se extremamente necessária, pois essa região costuma ter maior dificuldade para perder gordura apenas com mudança de estilo de vida.
Durante a explicação do especialista, a pessoa interessada na lipoaspiração facial também pode tirar dúvidas sobre o pós operatório e também sobre o tipo de anestesia utilizada para a realização do procedimento.
O processo de pós-operatório é bastante tranquilo, apesar de sempre ser temido pelas pessoas que fazem qualquer tipo de cirurgia plástica, incluindo a lipoaspiração facial.
Geralmente, o médico irá indicar o uso de uma faixa elástica, elemento indispensável por pelo menos 15 dias. Mas, tudo irá depender do caso de cada paciente.
No entanto, o que o especialista poderá dizer desde o início ao paciente é que o uso desta faixa é indiscutível, pois auxiliará na aderência entre a pele que fica em contato com o músculo do pescoço, havendo assim uma recuperação mais rápida.
O processo de cicatrização apresenta resultados satisfatórios, uma vez que a cicatriz ficará imperceptível devido à incisão para entrada da cânula ser muito pequena.
Quer saber mais detalhes sobre a lipoaspiração facial? É sempre importante ter todas as informações em mãos antes de tomar qualquer decisão.
Ao preencher o formulário abaixo ou clicar no botão do WhatsApp ao lado você tem acesso à equipe do Dr. Ricardo Silveira, médico cirurgião plástico, especializado em vários tipos de cirurgias plásticas.