A cirurgia para diminuir a mama masculina é um procedimento indicado para homens que sofrem com o crescimento excessivo da região peitoral, conhecido como ginecomastia.
Essa condição pode impactar a autoestima e o bem-estar, levando muitos pacientes a buscar soluções definitivas, que no caso, vem a ser a cirurgia.
Continue a leitura e entenda quando essa cirurgia é indicada, como funciona e quais são os cuidados necessários no pós-operatório.
A cirurgia pode ser feita em apenas uma ou nas duas mamas e para fazê-la o paciente precisa estar no seu peso ideal. É possível realizar o procedimento em adolescentes, desde que o desenvolvimento da mama esteja estabilizado.
A ginecomastia pode ocorrer em diversas fases da vida masculina e, em alguns casos, tende a regredir espontaneamente. No entanto, quando o aumento das mamas persiste e causa desconforto físico ou emocional, a cirurgia para diminuir a mama masculina se torna uma opção recomendada.
Os principais casos em que a cirurgia é indicada são:
*Atenção com a idade (idealmente, o paciente deve ter concluído o desenvolvimento corporal, o que geralmente ocorre a partir dos 18 anos).
A cirurgia para diminuir a mama masculina é relativamente simples e envolve a remoção do excesso de glândula mamária e gordura. Em muitos casos, a lipoaspiração também é utilizada para proporcionar um contorno torácico mais natural.
Confira algumas etapas:
A técnica cirúrgica vai depender das causas do aumento das mamas.
Quando o aumento é resultado do acúmulo de gordura, recorre-se à lipoaspiração. Já quando a origem é glandular o método usado é a remoção das glândulas mamárias. Para isso é feita uma pequena incisão ao redor dos mamilos. Contudo, como na maior parte dos casos acontece um misto das duas origens – excesso de gordura e glandular – é comum associar as duas técnicas. O resultado costuma ser bem satisfatório, deixando o tórax firme e plano.
Em alguns casos - depois de grandes emagrecimentos ou depois de uma cirurgia bariátrica, por exemplo - o paciente pode apresentar um excesso de pele flácida sobressalente, sendo necessário um procedimento para a remoção deste excesso, chamado mamoplastia redutora, na qual se utiliza a técnica do T inverdido. (veja mais no infográfico de mamoplastia redutora)
A cirurgia para diminuir a mama masculina pode ser feita com anestesia local e sedativo, mas geralmente é feita anestesia geral.
Sobre a cicatriz, ela costuma ser discreta, ficando posicionada na região da aréola, onde a diferença de tonalidade da pele ajuda a camuflá-la. Em casos de maior excesso de pele, podem ser necessárias incisões adicionais.
Nos primeiros dias após o procedimento, o paciente pode sentir leve dor, inchaço e sensibilidade. Para minimizar esses efeitos, é importante seguir todas as recomendações médicas.
Para garantir um pós-operatório tranquilo e eficaz após a cirurgia para diminuir a mama masculina, as orientações abaixo podem ajudar. Os primeiros resultados já podem ser observados após algumas semanas, mas o resultado final ocorre dentro de 6 meses a um ano.
Evite esforços físicos na primeira semana. Atividades físicas intensas somente após 6 semanas
Durma de barriga para cima nas duas primeiras semanas, siga sempre as orientações do profissional.
Retome atividades leves após 15 a 20 dias, com liberação do médico;
Use a malha cirúrgica pelo tempo recomendado para reduzir inchaço e melhorar a cicatrização.
O valor da cirurgia para diminuir a mama masculina varia de acordo com a complexidade do caso, hospital, equipe médica e exames necessários.
Para definir um orçamento adequado, é fundamental passar por uma avaliação com o cirurgião plástico. Durante essa consulta, o especialista irá analisar sua condição e esclarecer todas as dúvidas sobre o procedimento.
Se você deseja melhorar sua autoestima e eliminar o desconforto causado pela ginecomastia, marque uma consulta com o Dr. Ricardo Silveira. Com experiência e qualificação, ele irá avaliar seu caso e indicar o melhor tratamento para você.
Agende sua avaliação e dê o primeiro passo para conquistar um peitoral mais definido e harmônico.