Diferença entre lipoaspiração e lipoescultura

Diferença entre lipoaspiração e lipoescultura

Quer saber qual é a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura? Os dois procedimentos têm nomes parecidos e a técnica utilizada na hora da realização também vai para o mesmo caminho, mas até certo ponto. 

Se a sua dúvida também é sobre a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, continue neste conteúdo que iremos explicar cada uma delas para você.

 

A lipoaspiração é bastante procurada pelas pacientes e consiste na realização de uma sucção da gordura localizada, podendo ser feita na região do abdômen, coxas, glúteos, braços, pernas e outras regiões. Para realizar, o cirurgião utiliza de finas cânulas que são introduzidas no corpo através de pequenas incisões e, com isso, são retiradas as camadas de gorduras da região que a paciente deseja. 

A lipoescultura, por sua vez, consiste em melhorar os contornos e formas através do enxerto de gordura que foram retiradas das regiões que a paciente se incomodava. Ou seja, quando uma pessoa se submete a este tipo de procedimento estético, ela diminuirá onde está sobrando e aumentará onde está faltando. 

Deu para entender melhor a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura? Vamos continuar explicando mais sobre cada uma delas.

 

Leia também: a tão sonhada e temida lipoaspiração

Mais sobre lipoescultura e lipoaspiração

Embora os dois procedimentos sejam para melhorar o contorno corporal, tirar aquela gordura indesejada e enxertar em outro lugar, nenhuma das duas cirurgias é indicada para emagrecimento. Caso a paciente tenha este objetivo, ela deve procurar o médico especialista para entender melhor sobre outros procedimentos cirúrgicos, além de focar em uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos. 

De qualquer forma, as duas cirurgias são indicadas para pacientes que estiverem com peso ideal para a cirurgia, e isso será confirmado na avaliação médica.

Como elas são realizadas?

Entendendo mais sobre a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura, falemos sobre o modo de realização de cada procedimento. 

O cirurgião irá utilizar a anestesia que melhor for recomendada para cada situação, podendo ser ela local com sedação, peridural ou geral, mas isso será decidido a partir da avaliação médica. A duração, tanto da lipoaspiração quanto da lipoescultura depende de cada caso específico e da quantidade de gordura que será retirada, no caso da lipoaspiração; ou saber onde será o local do enxerto, no caso da lipoescultura. Por isso o tempo pode variar de uma paciente para outra. 

Muitas pacientes ficam preocupadas, quando fazem lipoaspiração ou lipoescultura com relação a cicatrizes. Esta questão é bastante tranquila, pois as incisões são muito pequenas (menores do que um centímetro) e ficam escondidas nas dobras corporais, o que resulta em cicatrizes quase imperceptíveis com o passar do tempo.

Quando estes procedimentos são realizados a partir de técnicas mais avançadas e modernas, a recuperação pode ser ainda mais rápida e menos dolorida.

Dúvidas que também permeiam o universo de quem opta pela lipoescultura é sobre o corpo rejeitar a gordura que será colocada. Não haverá esta rejeição, pois a gordura usada é parte do corpo do paciente. Estudos indicam que o esperado é que haja a reabsorção de 40% a 50% dos enxertos e, por isso, o volume ideal a ser enxertado deve ser calculado para que haja a compensação. O cirurgião fará isso com bastante precisão e clareza para que não fiquem dúvidas.

 

Leia mais: Pode fazer cirurgia plástica durante o ciclo menstrual?

Diferença entre lipoaspiração e lipoescultura no pós-operatório

Os cuidados a serem tomados são bastante parecidos para o pós-operatório das duas cirurgias e o médico cirurgião dará todas as recomendações na hora de dar alta ao paciente. No entanto, alguns destes cuidados incluem a utilização de cintas cirúrgicas que irão auxiliar no processo de cicatrização; drenagens linfáticas podem ser recomendadas, durante a recuperação a depender de cada caso; não será possível que a paciente realize atividades físicas pelo período estipulado pelo médico; carregar pesos e voltar à rotina devagar também são medidas a serem adotadas. 

E os resultados, quando são notados?

Os resultados tanto da lipoaspiração quanto da lipoescultura podem ser observados em torno do terceiro mês, após a realização do procedimento. Claro que tudo pode variar de caso para caso e algum paciente pode começar a ver resultados logo após a cirurgia, mas devido ao inchaço na região, os resultados definitivos levam algumas semanas.

 

Dica de leitura: Lipoaspiração, o que é, quais os tipos e tempo de recuperação

Quer saber mais sobre a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?

Deseja descobrir qual destes dois procedimentos é o correto para o seu caso? Quer entender melhor a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura? Preencha o formulário abaixo e entre em contato com a equipe do Dr. Ricardo SIlveira e tire suas dúvidas.

Você também pode entrar em contato clicando no botão do WhatsApp ao lado.

Fale com um especialista!