A resposta é sim. No entanto, uma recomendação necessária é que se você tem essa dúvida e precisa esclarecer alguns pontos em relação a cirurgia plástica e menstruação, procure seu médico de confiança e fale bastante sobre o assunto com seu cirurgião.
Somente um especialista poderá lhe dar a certeza absoluta da realização do procedimento em qualquer circunstância e não somente em casos envolvendo o seu ciclo menstrual.
A menstruação é um processo natural do corpo da mulher e nada mais é que a descamação das paredes uterinas quando não é feita a fecundação do óvulo com o espermatozóide. Esse processo é bastante importante no ciclo reprodutivo da mulher e ocorre todos os meses.
É através da menstruação que o organismo feminino se prepara para gerar uma criança e quando não há gravidez, a membrana do útero se desprende, gerando fluxo menstrual que é sangue e tecido uterino.
É importante dizer ainda que o ciclo menstrual gera algumas alterações fisiológicas que são significativas no organismo feminino e quem passa por isso sabe muito bem como os hormônios são afetados e isso reflete no útero, seios e no corpo da mulher de forma geral.
É justamente por esse motivo que existem dúvidas em relação a cirurgia plástica e menstruação e a possibilidade de uma mulher realizar algum procedimento durante este período.
As incertezas são muitas e muito se lê, principalmente neste contexto polarizado e cheio de informações da internet que fazer cirurgia plástica quando se está menstruada pode causar hemorragias ou acarretar em outros problemas durante o procedimento. Mas calma, isso não condiz com a verdade e como já mencionamos acima, a avaliação com o cirurgião plástico é de extrema importância, pois somente o profissional poderá tirar todas as suas dúvidas e te responder com máxima clareza e confiança as possibilidades de realizar um procedimento durante o seu período menstrual.
Em alguns casos, a realização de cirurgia plástica torna-se um procedimento invasivo para a mulher e exige bastante do corpo que o habitual, principalmente no período de recuperação. No entanto, isso não interfere na realização da cirurgia em nenhuma das etapas que é o período menstrual em si, o pré e o pós, pois nada influenciará no resultado final da operação e se você já leu em algum lugar que fazer algum procedimento durante a menstruação pode atrapalhar ou prejudicar ciclos menstruais futuros, é mito.
No entanto, quando falamos em cirurgia plástica e menstruação é sempre importante realizar a avaliação médica antes do dia da cirurgia. No entanto, isso também se faz necessário para evitar diversos outros problemas na hora da operação.
A avaliação média é importante para analisar, com profundidade, o corpo do paciente que irá se submeter a uma cirurgia plástica para que o cirurgião tenha ciência de como está a saúde da pessoa e identificar os riscos e também conseguir dar um parecer favorável ou não, naquele momento, para a realização da cirurgia.
Os cuidados que devem ser tomados no pós-operatório são basicamente os mesmos, como suspender o uso de alguns medicamentos, parar de fumar pelo período de recuperação, evitar pegar peso, parar com a ingestão de bebidas alcóolicas, repouso dependendo do caso da cirurgia e tudo será devidamente esclarecido pelo médico quando você receber alta do hospital.
É recomendável, e o médico lhe dará todas essas ideias antes de entrar para a sala de cirurgia, que a paciente não faça a operação com absorvente interno, como o OB, lentes de contato, cosméticos ou produtos e beleza, jóias, relógios, pulseiras, brincos, piercing, grampos de cabelo, cílios postiços ou qualquer outro objeto que possa atrapalhar e seja considerado desnecessário no ato cirúrgico.
Se quer saber mais sobre cirurgia plástica e menstruação, tirar outras dúvidas ou realizar algum tipo de procedimento, o ideal é consultar-se com um cirurgião plástico.
Preenchendo o formulário abaixo, você entra em contato com a equipe do Dr. Ricardo Silveira.
Você também pode falar com um médico cirurgião através do botão do WhatsApp ao lado.