Muitas mulheres têm dúvidas sobre a relação entre cirurgia plástica e anticoncepcional. Afinal, essa relação existe? Neste conteúdo, você vai entender de uma vez por todas sobre este assunto e também tomar ciência de como é importante a conversa com o cirurgião antes de tomar qualquer decisão.
São muitas as mulheres que, durante o planejamento para a realização de qualquer tipo de cirurgia plástica, sentem dúvidas não somente sobre o procedimento em si, mas também em relação a outros assuntos relacionados, como por exemplo, o uso de anticoncepcional durante o período da cirurgia.
Alguns estudos revelam que o hormônio da pílula interfere no sistema circulatório da mulher de diversas formas. O composto aumenta a dilatação dos vasos, a viscosidade do sangue e, consequentemente, a coagulação. Com essas alterações as chances de formação de coágulos nas veias profundas são maiores.
Por conta disso, as especulações sobre cirurgia plástica e anticoncepcional são grandes. Neste caso, a conversa com o médico especializado é totalmente importante e o profissional irá avaliar o caso de cada paciente, realizando avaliações e exames específicos e explicando tudo sobre a relação entre cirurgia plástica e anticoncepcional. O cirurgião irá checar o histórico de saúde da paciente e auxiliá-la na hora de escolher a melhor forma de realizar a operação.
É importante dizer que o fato de uma mulher tomar anticoncepcional não significa que ela está impedida de realizar qualquer tipo de intervenção cirúrgica, mesmo sendo cirurgia plástica em qualquer parte do corpo. No entanto, vale reiterar a importância de conversar bastante com o médico antes de fazer o procedimento e avaliar o tipo de medicamento que se usa. Isso cabe não apenas para o anticoncepcional, mas sim para qualquer tipo de medicamento.
No caso da relação entre cirurgia plástica e anticoncepcional, a preocupação das mulheres é em relação ao aumento de chances de tromboses. Vale dizer que a própria operação em si já oferece risco em relação à formação de trombos. Por isto, a paciente precisa seguir, à risca, todas as recomendações em relação a hidratação, repouso e outros cuidados do pós-operatório a serem recomendados pelo profissional.
Se durante o período de avaliação for constatado que o histórico do paciente possui alguma relação entre cirurgia plástica e anticoncepcional, o médico irá orientar sobre o período correto para romper a ingestão do medicamento.
Normalmente, a suspensão do uso acontece, pelo menos, 30 dias antes da realização da intervenção cirúrgica, mas tudo é conversado com o médico e o caso a caso de cada paciente é sempre levado em consideração.
É importante dizer ainda que o ciclo menstrual gera algumas alterações fisiológicas que são significativas no organismo feminino e quem passa por isso sabe muito bem como os hormônios são afetados e isso reflete no útero, seios e no corpo da mulher de forma geral.
É justamente por esse motivo que existem dúvidas em relação a cirurgia plástica e menstruação e a possibilidade de uma mulher realizar algum procedimento durante este período.
As incertezas são muitas e muito se lê, principalmente neste contexto polarizado e cheio de informações da internet que fazer cirurgia plástica quando se está menstruada pode causar hemorragias ou acarretar em outros problemas durante o procedimento. Mas calma, isso não condiz com a verdade e como já mencionamos acima, a avaliação com o cirurgião plástico é de extrema importância, pois somente o profissional poderá tirar todas as suas dúvidas e te responder com máxima clareza e confiança as possibilidades de realizar um procedimento durante o seu período menstrual.
No blog existe um conteúdo exclusivo sobre este assunto e você pode conferir clicando aqui.
Se você ainda tem dúvidas sobre a relação entre cirurgia plástica e anticoncepcional, entre em contato com seu médico de confiança. Entenda melhor sobre o tipo de procedimento que você quer realizar, faça uma avaliação, entenda seu caso específico antes de tomar qualquer decisão.
Preenchendo o formulário abaixo, você tem acesso à equipe do Dr. Ricardo Silveira, cirurgião plástico. Você também pode falar com a equipe pelo botão do WhatsApp ao lado.