A blefaroplastia é a plástica das pálpebras. Ela compreende dois procedimentos diferentes, que podem ser feitos ao mesmo tempo: a plástica das pálpebras superiores e inferiores.
É indicada para pessoas que têm as pálpebras caídas, com bolsas ou excessos de pele e gordura e, por isso, apresentam aparência cansada e envelhecida. A cirurgia das pálpebras superiores não proporciona o rejuvenescimento geral do rosto, mas abre o olhar fazendo com que a fisionomia pareça menos cansada e corrige problemas de visão causados pelo excesso de pele. A blefaroplastia superior também pode melhorar o contorno dos olhos de formato caído.
A blefaroplastia inferior é indicada para pacientes que possuem bolsas de gordura e/ou excessos de pele sob os olhos, que não cessam nos primeiros minutos da manhã, ficando salientes ao longo do dia. Também corrige rugas finas sob os olhos e a queda das pálpebras inferiores. Pode ser realizada juntamente com a blefaroplastia superior, para trazer melhora ainda mais significativa ao aspecto dos olhos.
O procedimento extrai o excesso de pele e gordura, corrige a flacidez muscular e a ptose palpebral (pálpebra caída).
As cicatrizes são muito discretas, escondidas na dobra da pálpebra superior e logo abaixo dos cílios inferiores.
A blefaroplastia leva, em média, uma hora. A anestesia mais comum para o procedimento é local com sedação. A anestesia geral também pode ser usada, dependendo da avaliação que o cirurgião faz de cada caso.
O repouso necessário fica em torno de sete a dez dias. Logo após esse período normalmente é possível voltar ao trabalho.
Para atividades físicas mais intensas é preciso esperar pelo menos duas semanas.
Como em todos procedimento cirúrgico, é possível que se desenvolvam hematomas ao rdor dos olhos, que sumirão dentro de aproximadamente uma semana.
Os resultados definitivos da cirurgia começam a aparecer dentro de três meses, aproximadamente.