A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo remover o excesso de pele e gordura da região abdominal, bem como corrigir a flacidez muscular. É uma cirurgia popular entre homens e mulheres que desejam melhorar a aparência do seu corpo.
No entanto, muitas pessoas se perguntam se é possível realizar uma abdominoplastia em pacientes com sobrepeso. A resposta é: sim, é possível, mas com algumas ressalvas e sempre é importante lembrar que somente um cirurgião plástico com experiência poderá responder e tirar todas as dúvidas do paciente.
O IMC (índice de massa corporal) é um dos principais fatores a serem considerados na avaliação para uma abdominoplastia em pacientes com sobrepeso. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um IMC de 18,5 a 24,9 é considerado normal, enquanto um IMC de 25 a 29,9 é considerado sobrepeso. Um IMC de 30 ou mais é considerado obesidade.
Em geral, a abdominoplastia não é indicada para pacientes com obesidade. Isso ocorre porque a cirurgia pode ser mais complexa e exigir um período de recuperação mais longo. Além disso, os resultados da cirurgia podem não ser tão satisfatórios em pacientes com obesidade, pois a pele e a gordura ainda podem ser excessivas.
Portanto, o ideal é que o paciente esteja com o IMC abaixo de 30 para realizar uma abdominoplastia. No entanto, mesmo pacientes com sobrepeso podem ser candidatos a cirurgia, desde que sejam avaliados por um cirurgião plástico experiente.
Além do IMC, o cirurgião plástico também irá considerar outros fatores antes de autorizar a realização da abdominoplastia em pacientes com sobrepeso, como:
A cirurgia de abdominoplastia leva de duas a quatro horas e, de acordo com cada situação, o cirurgião faz a opção entre anestesia peridural com sedação ou geral.
É feita uma incisão horizontal acompanhando a forma do biquini e sua extensão varia de acordo com a quantidade de tecido a ser retirada.
Existem dois tipos de plástica de abdome, a mini abdominoplastia, que utiliza uma incisão menor, e a abdominoplastia clássica, na qual a incisão tem uma extensão maior e a pele é retirada até a altura do umbigo. Neste caso, é feita uma segunda incisão ao redor do umbigo.
Em alguns casos, é necessário associar uma lipoaspiração ou lipoescultura à abdominoplastia, para melhorar o contorno da cintura e das pernas.
Se você ainda tem dúvidas sobre este tópico da abdominoplastia em Ribeirão Preto fale com um especialista e tire todas as suas dúvidas.