Mamoplastia redutora: quem pode fazer e quem não pode

A mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica que visa reduzir o tamanho dos seios. É um procedimento comum, realizado por mulheres de todas as idades.

Esta é uma das cirurgias mais realizadas atualmente, sendo indicada para cuidar de problemas causados por mamas muito grandes, como dores nas costas e pescoço, problemas na coluna, machucados nos ombros por causa das alças dos sutiãs, entre outros. A redução das mamas alivia esses problemas, proporcionando um tamanho mais confortável e a vantagem de se conseguir uma aparência mais saudável, jovem e simétrica. Além disso, a mamoplastia redutora também é utilizada em casos de nódulos ou tumores de mama.

Vantagens da mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora pode trazer uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar da mulher, incluindo:

• Redução das dores nas costas, ombros e pescoço
  • Melhora da postura
  • Aumento da autoestima
  • Maior conforto ao usar sutiã
  • Melhor aparência física

Quem pode fazer mamoplastia redutora?

A mamoplastia redutora é indicada para mulheres com seios excessivamente grandes, que causam desconforto físico ou psicológico.

Os critérios para a indicação da mamoplastia redutora incluem:

• Seios que pesam mais de 500g
  • Seios que causam dores nas costas, ombros e pescoço
  • Seios que interferem na postura
  • Seios que causam desconforto ao usar sutiã
  • Seios que são desproporcionais ao corpo

Pós-operatório da mamoplastia redutora

O pós-operatório da mamoplastia redutora é geralmente tranquilo. No entanto, é importante seguir as orientações do cirurgião plástico para garantir uma recuperação completa.

Os cuidados no pós-operatório incluem:

• Uso de sutiã modelador
  • Evitar esforços físicos
  • Evitar exposição ao sol
  • Tomar os medicamentos prescritos pelo médico

Amamentação após a mamoplastia redutora

Uma das perguntas mais frequentes nos consultórios é se após a mamoplastia redutora é possível amamentar?

Em alguns casos extremos, chamados de gigantomastia, naqueles em que é necessário retirar o mamilo completamente para reposicioná-lo, a amamentação pode ficar prejudicada. Felizmente, na grande maioria dos casos, a amamentação acontece normalmente depois da cirurgia de redução de mama. Isso porque as glândulas não são totalmente retiradas no procedimento, e a mulher continua sendo capaz de produzir leite.

O tempo também é um fator importante neste quesito. Em geral, quanto mais tempo tiver passado depois da cirurgia de redução de mama, mais fácil será a lactação. Por isso, é necessário informar ao médico o desejo de ter filhos, dessa forma, ele escolherá a técnica cirúrgica mais adequada. Para mulheres que têm filhos, a amamentação deve ser interrompida pelo menos dois meses antes da cirurgia.

Mamoplastia redutora X Perda da sensibilidade

Outro ponto importante é a sensibilidade. Muitas mulheres temem perdê-la depois da cirurgia de mamoplastia redutora. Por causa das mudanças que as mamas sofrem depois de um procedimento como esse, é comum acontecer alguma alteração na sensibilidade. Mas é raro que esse efeito seja definitivo. Na maioria dos casos, a perda da sensibilidade é mais intensa no início e tende a diminuir com o passar dos primeiros seis meses, até voltar completamente ao normal.

Concluindo

A mamoplastia redutora é uma cirurgia segura e eficaz que pode melhorar significativamente a qualidade de vida da mulher. Se você está considerando esse procedimento, é importante conversar com um cirurgião plástico qualificado para avaliar se você é uma candidata adequada.

Ficou com alguma dúvida relacionada a cirurgia de redução de mama? Entre em contato com um profissional e esclareça todas as questões antes de tomar a decisão cirúrgica.